O que significa amizade?
Segundo as definições do Dicionário Aurélio, amigo é aquele ligado a outro por laços de amizade.
Em que há amizade. Amizade, portanto, é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual. Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, dos quais nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola. O ‘melhor’ amigo da adolescência. Colegas que encontramos no serviço. Amigos com os quais compartilhamos bons momentos. Companheiros de farra. À medida que envelhecemos, um amigo com o qual podemos tomar café juntos, enquanto conversamos ou fazemos outro tipo de atividade. Mas existem também relações de amizades entre outros tipos de pessoas de outras regiões, seja por via internet, onde amizades surgem para suprir um vazio existente ou para descobrir outro mundo, além do seu, ou laços de amizades feitos por pessoas de outras cidades ou regiões, que se conheceram pessoalmente e que preservam, por muito tempo ou por consistência, esse sentimento.
DEFINIÇÕES
Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida.Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
A amizade comum costuma determinar, também através da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prática alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade, a título informativo, algumas destas afirmativas estarão sendo listadas abaixo:
*a tendência de desejar o melhor para o outro;
*simpatia e empatia;
*honestidade;
*lealdade;
*A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo;
*Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;
*Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los;
*Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo creem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor storge = amor de amigos.
E na biblia também podemos citar exemplos de amizades sinceras tais como:
Davi e Jonatas (I sam 18: 1-4, 20 23: 16-18)
Abraão e Ló (Genesis 14: 14-16)
Rute e Noemi (Rute 1: 16-17)
Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego (Daniel 2:49)
Maria, Marta, Lazaro e Jesus (Lucas 10: 38-42)
Lucas e Teofilo (Atos 1:1)
E alguns proverbios, tais como:
Jó 6:14 “Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso.”
Pv. 17:17 “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.”
Pv. 18:24 “ Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.”
Pv. 27:6 “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.”
Pv. 27:9 “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.”
De todos esses exemplos o maior de todos é explicado por esse verso:
"Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos"
Cristo é o melhor dos melhores amigos, dedique sua vida e confie Nele sempre!!!!
"Oh, que amigo precioso é Cristo!
Nele enncontro amor, consolo e paz.
Em seu braço esperarei,
Nenhum golpe temerei.
Sim, o melhor amigo é Cristo"
E ele ainda nos deixou pessoas aqui na terra para nos complementar, nos ajudar a suportar as dificuldades que o mundo nos impõem, eu tenho amigos de verdade e vc?
Um amigo escreveu uma música que diz: " amizade é amar, é também cativar, e nas horas mais dificéis, eu contigo vou estar, amizade não é fazer mil coisas pra provar, amizade é apenas amar e cativar!!!"
Dedico essa postagem a todos meus amigos, pessoas que ja não vejo há muito tempo, mas que em algum tempo, compartilharam momentos comigo (amigos de escola, da igreja, da sociedade, vizinhos...) e tbem a pessoas que hoje estão comigo nessa jornada, que posso contar em todos os momentos, que dedicam a mim carinho e amor!!!!
AMO MUITO VOCÊS!!!!!!
extraido de semanário da zona norte, wikipedia e enciclopedia...
Marcadores:
Meditações
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário